OS CARGOS DA HIERARQUIA DIVINA


Fonte:
Haja Luz. Porto Alegre: Ponte para a Liberdade, 2002.


Os cargos e as ordens hierárquicas da Grande Fraternidade Branca, a Hierarquia Espiritual, estão em movimento, ou melhor, são mutáveis: também os integrantes desta Hierarquia crescem e se elevam na conclusão, nos degraus da escada espiritual, assim como tu e Eu.

Existe um Senhor do Mundo; é Ele a Cabeça da Hierarquia Divina. 
Seguem-se: O Budha da Evolução; este alimenta e mantém a Chama Divina no coração de cada humano. 
Depois vem o Instrutor do Mundo, que planeja e exercita as religiões e a força divina da Realização para um período de cerca de quatorze mil anos. 
O Maha Chohan (o Grande Senhor oriental) representa o Espírito Santo para a Terra. 
Seguem na seqüência os Sete Diretores (Chohans) dos Sete Raios, que agem nos diversos e múltiplos campos de trabalho do mundo exterior, como nos planos interiores. 
Além destes, existem os Sete Grandes Arcanjos: cada qual serve num determinado Raio. Os arcanjos representam a sensibilidade da vida. 
Finalmente, existem os Sete Grandes Elohim; cada qual representa um dos sete Raios. Estes Grandes Seres são, em verdade, os Arquitetos da Terra.

O MAHA CHOHAN – REPRESENTANTE DO ESPÍRITO SANTO PARA A TERRA 

Três Grandes Seres Cósmicos atuam, paralelamente, no desenvolvimento, trazendo à Terra auxílio espiritual. São os seguintes: MANU – INSTRUTOR DO MUNDO – e MAHA CHOHAN. 

O MANU é responsável pelos novos nascidos do espírito original, os quais são por Ele atraídos do Coração do Sistema Solar e levados às sete esferas internas. De acordo com seu livre arbítrio, os novos espíritos podem escolher em qual dos sete raios desejam desenvolver-se e evoluir. Estes espíritos originais recebem as sete pulsações correspondentes às sete raças-raízes e suas sub-raças, tornando-se aptos à encarnação. O Manu representa, para estes espíritos, o DEUS-PAI. Sua tarefa consiste em protegê-los, em ajudá-los em sua maturidade. Presentemente, existem sobre a Terra as atividades de quatro Manus.

O segundo Aspecto da Divindade é representado pelo INSTRUTOR DO MUNDO ou CRISTO CÓSMICO. Há muitos séculos esta atividade era exercida pelo conhecidíssimo Lord Maitreya, que agora é o novo Budha, com o nome de LORD DIVINO. Os Mestres Ascensionados Jesus – o Cristo, e Kuthumi exercem, conjuntamente, o cargo de Instrutor do Mundo desde que LORD DIVINO foi elevado a Budha. Pertence ao círculo de trabalho de um Instrutor do Mundo colaborar com o Chohan que, durante o decorrer de um ciclo de dois mil anos, preside este período de atividade. Os Instrutores determinam as formas de religião, sistema de ensino e as demais atividades que estão previstas para o avanço espiritual dos povos, neste curto espaço de dois mil anos.

O terceiro cargo é presidido pelo MAHA CHOHAN que extrai a energia do Coração do Universo e a faz fluir através dos sete raios. Maha Chohan magnetiza a vida primeva e carrega-a com as qualidades do Espírito Santo, por meio da qual ela se torna capaz de produzir e vivificar uma forma. Sob a orientação dos sete Chohans, são elas levadas as estes sete canais e distribuídas aos discípulos e às emanações de vida que agem no mundo da forma, em um determinado raio, para realizar uma parte do Plano Divino. Primeiramente, a Luz aflui à consciência do Maha Chohan; e d’Ele continua a fluir aos Seus sete brilhantes Filhos de Luz. Então, irrompem de si milhões e milhões de pequeníssimos raios de Luz que dão impulso às idéias e a todas as indispensáveis correntes vitais que estimulam a consciência dos filhos da Terra para determinadas ações. As emanações de vida encarnadas sobre a Terra formam uma “porta aberta” aos Chohans; deste modo Eles têm esperança de realizar uma parte do Plano Divino. O Poderoso MAHA CHOHAN não só é o orientador da energia no reino dos humanos; Ele, também, dirige a ENERGIA que flui através dos Devas e do reino da Natureza e que vivifica todas as coisas com as quais os homens se deleitam. Vós não conheceis o valor da ENERGIA e não sabeis o que significa a um Mestre Ascensionado ou a um Ser Cósmico enviar Sua atenção a um ser não ascensionado, para dar-lhe Sua Bênção! Vós podeis calcular o Poder que vos vem do Alto com estas doces bênçãos balsâmicas!

O QUE VEM A SER UM MANU?

Os Manus são poderosos e maravilhosos Seres espirituais que foram previstos para ocuparem os cargos das sete raça-raízes. Cada um é responsável por uma raça-raiz e pelas sete sub-raças. Existem Sete Manus: por este motivo, um Manu traz a responsabilidade sobre determinado grupo de seres espirituais, desde o momento em que surgiram do coração de Deus. Ele os prepara para os futuros trabalhos e suas encarnações na Terra. O Plano Divino é o seguinte: cada Manu e todos os que pertencem a Ele virão encarnar-se na Terra. No decorrer do ciclo de 14.000 anos, deverão ter conquistado a maestria. Os primeiros três Manus vieram ao mesmo tempo, acompanhados pelas suas emanações de vida e terminaram seu turno no tempo previsto. O Grande Deus HIMALAIA é o Manu da quarta raça-raiz e das suas sete sub-raças. A maior parte das emanações de vida que pertencem a esta raça estão aqui. Já são passados milhares de anos desde aquela época, o tempo já foi ultrapassado e ainda continuam aqui, na Terra, onde já deveriam ter completado suas viagens terrestres, voltando aos seus lares.
Um Manu é um Ser Perfeito. As emanações de vida a Ele confiadas e que irão receber suas encarnações aqui na Terra, passarão, primeiramente, pelas sete esferas internas por Ele conduzidas. Durante essa morosa viagem, cada indivíduo cria seu corpo causal. A largura dos raios de luz de cada corpo causal é bem variada, dependendo das diferentes permanências destas emanações de vida em cada uma das sete esferas. A faixa mais LARGA indica o “raio” a que uma emanação individual pertence e qual a virtude por ela mesma escolhida.

Comentários

Postagens mais visitadas