Medicina Tradicional Chinesa
Fonte: Spa e Terapias Alternativas. Carolina Ferreira Leite Sicchierolli, Milliana Henrique Devilla. UNIASSELVI, 2015.
Tao: Princípio básico de todo o universo. O poder criador, absoluto, a soma de todas as coisas. Nasce da energia criadora de tudo que existe.
Yin-Yang: Opostos complementares. Movimentos de energia. Jogo de transformação incessante onde deve haver uma vitória e uma derrota; a superioridade de um sobre o outro acarreta em doença.
Qi: Energia básica da vida que flui pelo corpo humano de forma regular. Qi ancestral: responsável pelo nascimento, nutrição, desenvolvimento e crescimento; Yang Qi: energia essencial proveniente do ar e dos alimentos; Wei Qi: energia defensiva, responsável pela proteção e defesa do organismo (imunidade).
Xue: Nosso sangue. Substância resultante da transformação da essência dos alimentos. Onde o Qi se move, o sangue também se move.
Jin Ye: Fluidos corporais, transformação dos alimentos e bebidas após serem absorvidos pelo corpo. Suor, lágrima, saliva, muco e urina.
Os Cinco Elementos:
Os elementos se geram e se inibem para criar equilíbrio.
Meridianos de energia:
O Qi flui pelo corpo de forma regular. Esse fluxo regular forma “canais” denominados meridianos, que são a base da medicina oriental. Através deles, podemos conseguir um equilíbrio energético. O livre fluxo da energia pelo nosso corpo é essencial para a saúde e o bem-estar físico e psicológico.
Zangfu: aplicamos a teoria Yin-Yang diferenciando os órgãos (Zang) e as vísceras (Fu).
Órgãos (Zang): Yin. Purificação e circulação do sangue. Pulmão, coração, fígado, baço-pâncreas, rim, circulação-sexualidade.
Vísceras (Fu): Yang. Transformam em energia e sangue os materiais que recebem do exterior (produzem o Qi e o Xue). Estômago, intestino delgado, intestino grosso, vesícula biliar, rim e triplo-aquecedor.
Os meridianos são agrupados em pares e são simétricos (estão no lado direito e esquerdo do corpo). Os meridianos que compõem cada par são chamados de meridianos acoplados, formam a relação ZangFu (Yin-Yang). Um órgão Yin e outro Yang. Polarizam as funções em dois sentidos opostos, porém complementares. Geralmente, quando um meridiano está desequilibrado, o acoplado o acompanha.
Comentários
Postar um comentário